Como será o funeral do Papa? O passo a passo (com oração em português)
- 26/04/2025
As cerimónias do último adeus ao Papa Francisco vão contar com leituras bíblicas diferentes das do funeral do antecessor, Bento XVI, avança a agência de informação da Igreja Católica, Ecclesia. Uma dessas leituras será lida em português, onde se rezará pela justiça e pela paz entre as nações.
A liderar o funeral estará o cardeal Giovanni Battista Re.
Após a homilia, os fiéis vão rezar por Francisco, para que Deus o "acolha com bondade no seu reino de luz e paz".
O caixão será transportado para a sepultura, enquanto são entoados salmos, em latim, e o presidente da celebração introduz as intercessões.
Depois da oração pelo falecido Papa, o caixão de madeira que contém os restos mortais é selado com os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Liberiano.
O corpo será colocado no túmulo e aspergido com água benta, seguindo-se o canto do Regina Coeli, que no tempo litúrgico da Páscoa substitui a recitação do ângelus. O notário do Capítulo Liberiano lavra o "ato autêntico", que serve de prova do enterro e lê-o aos presentes.
O túmulo foi feito em mármore proveniente da Ligúria (Itália), região natal dos avós do Papa, apenas com a inscrição "Franciscus" e a reprodução da sua cruz peitoral, a pedido do próprio.
Francisco vai ser sepultado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior, perto do altar de São Francisco.
Leia Também: Líderes mundiais, fiéis e forte segurança: Último adeus ao Papa Francisco