Homem condenado a 17 anos de prisão após roubo de Constituição no Brasil
- 05/02/2025
Um homem foi condenado a 17 anos de prisão depois de ter roubado uma réplica da Constituição Federal de 1988 do Supremo Tribunal Federal, no Brasil.
Segundo relata o site brasileiro G1, o roubo aconteceu durante a tentativa de golpe de Estado, a 8 de janeiro de 2023, durante a invasão às Sedes dos Três Poderes. A réplica foi retirada do Salão Branco da Corte, onde costumava estar em exposição.
O homem, que foi detido a 23 de janeiro de 2023, chegou a levar a réplica para casa, mas, depois, entregou-a na delegacia da Polícia Federal, em Varginha, Minas Gerais, tendo admitido o roubo. No entanto, alegou que a sua intenção era evitar que a Constituição fosse danificada.
O Supremo Tribunal Federal condenou assim o suspeito a 17 anos de prisão pelos crimes de absolvição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio e associação criminosa armada.
No espaço de dois anos, o Supremo Tribunal de Justiça condenou 371 pessoas, homens e mulheres, ligadas à tentativa de golpe de Estado, em janeiro de 2023.
Leia Também: Brasil considera incompreensível proposta de retirar palestinianos de Gaza