Hutis reivindicam lançamento de míssil intercetado por Israel
- 30/07/2025
"Um míssil lançado do Iémen foi intercetado pela Força Aérea israelita", afirmou o exército israelita num comunicado, depois de sirenes de alerta terem soado em Jerusalém e no centro de Israel.
No Iémen, os Hutis afirmaram em comunicado que realizaram uma "operação militar" visando o aeroporto Ben Gurion, "na região ocupada de Jaffa", utilizando um míssil balístico hipersónico "Palestina 2".
Os Hutis, que controlam a capital iemenita, Sana, e outras zonas do norte e oeste do país desde 2015, lançaram vários ataques contra o território israelita e contra embarcações com alguma ligação a Israel, na sequência da ofensiva desencadeada contra Gaza após os ataques realizados a 07 de outubro de 2023 pelo Hamas.
Também atacaram navios e outros ativos estratégicos americanos e britânicos em resposta ao bombardeamento destes países ao Iémen, uma intervenção que Washington e Londres defendem basear-se no seu desejo de garantir a segurança da navegação na região.
Israel bombardeou repetidamente infraestruturas controladas pelos Hutis no Iémen, incluindo o porto de Hodeida, que a 21 de julho foi alvo pela segunda vez num mês.
Leia Também: EUA sancionam entidades usadas por Hutis para obter e branquear capitais