Japão levanta alerta de tsunami após sismo na Rússia

  • 31/07/2025

"Atualmente, não existem áreas costeiras com alertas ou alertas de tsunami em vigor", declarou a Agência Meteorológica do Japão (JMA) no seu portal oficial na internet.

 

Cerca de dois milhões de pessoas no Japão receberam na quarta-feira ordens para abandonar as suas habitações ou zonas costeiras devido ao risco de tsunami provocado pelo tremor de terra ocorrido na península russa de Kamchatka.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) afirmou, na quarta-feira, que não foi detetado qualquer problema de segurança nas centrais nucleares na costa do Pacífico do Japão após o sismo na Rússia.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo de magnitude 8,8 na escala de Richter ocorreu por volta das 00:25 de Lisboa, a 20,7 quilómetros de profundidade, a 126 quilómetros da costa de Petropavlovsk-Kamchatsky, no extremo oriente russo.

O sismo levou à emissão de alertas de tsunami em muitos países banhados pelo Pacífico, que na sua maioria, já foram levantados. O terramoto foi o oitavo sismo de maior magnitude já registado no mundo, segundo organismos científicos internacionais.

Esta quinta-feira a península de Kamchatka acordou com inúmeras réplicas do sismo de magnitude 8,8.

No espaço de uma hora, foram registados oito sismos de magnitude entre 4,5 e 6,7 na costa de Kamchatka, informou o Serviço Geofísico Unificado da Rússia no Telegram. As autoridades russas não ativaram os alertas de tsunami após estes novos terramotos.

Leia Também: EUA, México e Equador levantam alertas de tsunami (após sismo de 8,8)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2830752/japao-levanta-alerta-de-tsunami-apos-sismo-na-russia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes