ONU: Reconstrução da Faixa de Gaza custará pelo menos 60 mil milhões

  • 14/10/2025

A reconstrução completa de Gaza poderá demorar décadas e dependerá em grande parte do fluxo de recursos atribuídos para este fim, referiu a ONU.

 

O tempo que levará a reconstruir a região dependerá dos donativos de vários países e do setor privado, segundo o representante do Programa de Assistência ao Povo Palestiniano da ONU, Jaco Cilliers, que estima existirem cerca de 55 milhões de toneladas de escombros criados pela destruição de todos os tipos de infraestruturas durante dois anos de guerra.

Na segunda-feira, começou a primeira conferência internacional para a reconstrução de Gaza, perto de Londres, com a presença de representantes da Arábia Saudita, da Autoridade Palestiniana e de doadores internacionais.

Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas anunciaram, a 08 de outubro, um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, a primeira fase de um plano de paz proposto pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, na sequência de negociações indiretas mediadas também pelo Egito, Qatar e Turquia.

A conferência conta com "vários parceiros internacionais", entre os quais a Alemanha, a Itália, a Arábia Saudita, a Jordânia e a Autoridade Palestiniana, bem como atores do setor privado e doadores internacionais, nomeadamente o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento e o Banco Mundial.

O objetivo é "organizar os esforços cruciais de planeamento e coordenação para o pós-guerra em Gaza", numa reconstrução que será "liderada pelos palestinianos", referiu a organização em comunicado.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada pelos ataques liderados pelo Hamas a 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, nos quais morreram cerca de 1.200 pessoas e 251 foram feitas reféns.

Em retaliação, Israel lançou uma operação militar no enclave palestiniano que causou mais de 67.000 mortos e 170.000 feridos, na maioria civis, de acordo com dados do Ministério da Saúde local, tutelado pelo Hamas, considerados fidedignos pela ONU.

De acordo com a ONU, mais de 90% das habitações foram danificadas ou destruídas.

Leia Também: Programa da ONU revela que 51% dos habitantes do Haiti sofrem de fome

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2870509/onu-reconstrucao-da-faixa-de-gaza-custara-pelo-menos-60-mil-milhoes#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes