Timor-Leste quer liderar grupo dos Países Menos Desenvolvidos na COP 30
- 31/07/2025
"Timor-Leste está atualmente a preparar-se para assumir a liderança do grupo dos Países Menos Desenvolvidos do mundo e irá apresentar essa candidatura na COP 30, em Belém, no Brasil", disse o enviado especial de Timor-Leste para as Alterações Climáticas, Adão Soares Barbosa.
O embaixador falava aos jornalistas após uma sessão de sensibilização sobre alterações climáticas a nível regional e global no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Díli.
O Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, ocupa atualmente a posição de presidente do grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDC -- Least Developed Countries) nas Nações Unidas.
Adão Soares Barbosa destacou também que os 46 países membros do grupo dos países menos desenvolvidos já manifestaram o seu total apoio à candidatura de Timor-Leste.
"Neste momento, lideramos já algumas áreas a nível global, nomeadamente no fornecimento de formação aos países menos desenvolvidos para a elaboração dos seus planos nacionais de adaptação e a implementação das suas prioridades de adaptação no contexto dos seus próprios países", explicou.
Naquele âmbito, o embaixador Adão Soares Barbosa tem percorrido alguns países do mundo.
"Recebi um mandato da Conferência das Partes para fornecer formação e também orientações a todos os países menos desenvolvidos, para que possam elaborar e implementar os seus planos nacionais de adaptação nos seus territórios", afirmou.
Leia Também: Timor acompanha com preocupação situação na Tailândia e Camboja