UE atenta a "potenciais ameaças" em torno de exercício militar ZAPAD-2025

  • 18/09/2025

"À luz da atual guerra de agressão da Rússia à Ucrânia, e na sequência da repetida violação do espaço aéreo dos nossos Estados-membros por drones russos, um exercício como o ZAPAD-2025 não demonstra um compromisso com a contenção e a paz", sustentou a alta rRepresentante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança num comunicado.

 

Sublinhando que "a UE tem acompanhado de perto" o exercício, realizado "pela primeira vez desde o início da guerra de agressão da Rússia à Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022", Kallas afirmou esperar "que a Rússia e a Bielorrússia cumpram plenamente os seus compromissos internacionais, nomeadamente o Documento de Viena de 2011 da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa).

A responsável da UE vincou igualmente que "a participação militar de outros países no ZAPAD-2025, no contexto da guerra da Rússia na Ucrânia, incluindo a partir do território da Bielorrússia, é uma questão de grande preocupação de segurança para a UE", razão pela qual esta se "manterá atenta a quaisquer potenciais ameaças de segurança".

O Documento de Viena de 2011 é um acordo que estabelece medidas de confiança e segurança adotado pela OSCE para aumentar a transparência e a abertura sobre atividades militares entre os seus 57 Estados-membros, incluindo intercâmbio de informações sobre Forças Armadas, sistemas de armamento e o propósito de manobras e exercícios militares.

As tropas russas que participaram nas manobras militares russo-bielorrusas já regressaram entretanto às respetivas bases, informou hoje o Ministério da Defesa da Rússia.

Na terça-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, supervisionou, vestido com uniforme militar, a última fase destes exercícios, nos quais participaram 100.000 militares de 41 unidades, quatro delas na Bielorrússia.

As manobras, que começaram na sexta-feira e terminaram hoje, tiveram em conta "a experiência recebida durante a operação militar especial" na Ucrânia, sublinhou o mandatário russo.

Putin, que supervisionou também os anteriores Zapad-2021, realizados antes do início da campanha militar na Ucrânia, sublinhou que o objetivo destas operações é "a defesa da soberania, da integridade territorial e da União Estatal Rússia-Bielorrússia perante qualquer agressão".

As manobras agora concluídas foram marcadas pelas tensões provocadas pela incursão aérea com drones russos em território polaco, que Varsóvia considerou um "ato de agressão".

Leia Também: 100 mil militares russo-bielorrussos participam em exercícios conjuntos

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2855285/ue-atenta-a-potenciais-ameacas-em-torno-de-exercicio-militar-zapad-2025#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes