'Charlie Kirk Show'. JD Vance apresenta homenagem a ativista assassinado

  • 15/09/2025

O vice-presidente dos Estados Unidos anunciou, este domingo, que vai apresentar um programa, a partir da Casa Branca, em homenagem a Charlie Kirk, o ativista conservador assassinado durante uma palestra na Universidade de Utah Valley.

 

'The Charlie Kirk Show' é uma iniciativa que pretende "prestar homenagem" ao homem que JD Vance intitula como seu "amigo".

Refere o NY Post que Kirk e JD Vance eram amigos de longa data, nota aliás que o próprio tem lembrado ao longo dos últimos dias, em publicações nas suas redes sociais.

O programa deverá ir para o ar esta noite, menos de uma semana depois do homicídio do ativista norte-americano. No anúncio que fez, na rede social X [antigo Twitter], JD Vance partilhou uma imagem de uma das salas da Casa Branca, com um microfone, local onde deverá acontecer o programa anunciado.

Antes deste anúncio, JD Vance já tinha feito uma publicação onde recordava a sua longa amizade com Charlie Kirk, e onde referia que tinha sido a este a quem recorrera quando pensou, pela primeira vez, em concorrer ao senado republicano, em 2021, tendo Kirk o aconselhado sobre as pessoas que mais o poderiam ajudar a dinamizar a sua carreira política.

Recorde-se que o vice-presidente dos Estados Unidos soube da morte do ativista por SMS enquanto estava numa reunião. Mais tarde acabou por acompanhar o caixão do homem quando este foi transportado do Utah para a sua terra natal, no Arizona.

Quem era Charlie Kirk?

Charlie Kirk, recorde-se, foi morto a tiro enquanto discursava numa palestra com alunos da Utah Valley University, na passada quarta-feira.

Amplamente conhecido por ter fundado a organização conservadora Turning Point USA, Charlie Kirk era um aliado próximo de Trump, que anunciou a atribuição, a título póstumo, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil do país.

Kirk, de 31 anos, liderou também a 'Students for Trump' e promoveu uma campanha para recrutar um milhão de estudantes para a reeleição de Donald Trump em 2020. Era casado e pai de duas crianças.

Era um dos mais proeminentes ativistas pró-Trump e personalidades conservadoras dos Estados Unidos, tendo conquistado milhões de fãs.

Suspeito do crime

O detido e suspeito da morte de Charlie Kirk é Tyler Robinson, um jovem branco de 22 anos, que disparou uma espingarda a partir do telhado de um edifício perto do local onde acontecia o debate.

O suspeito terá confessado o crime ao próprio pai, tendo este acabado por partilhar essa informação com um amigo próximo. Este último acabou por contactar as autoridades e denunciá-lo.

 "Em menos de 36 horas - 33, para ser mais preciso - graças ao peso total do governo federal e à liderança dos parceiros aqui no estado de Utah e do governador Cox, o suspeito foi detido num período de tempo histórico", disse o diretor do FBI, Kash Patel, citado pela CNN.

Até ao momento, as autoridades não forneceram detalhes sobre as acusações que Robinson vai enfrentar, embora possa ser acusado de homicídio qualificado, um crime passível de pena de morte.

Leia Também: Funeral de Charlie Kirk marcado para 21 de setembro no Arizona

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853589/charlie-kirk-show-jd-vance-apresenta-homenagem-a-ativista-assassinado#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes