Chefe do serviço de informações do Egito vai discutir cessar-fogo em Gaza
- 21/10/2025
De acordo com o canal de televisão al-Qahera News, próximo dos serviços de informação egípcios, Rashad vai discutir com as autoridades israelitas a entrada de ajuda humanitária no devastado enclave palestiniano, bem como soluções para "os obstáculos enfrentados pela implementação" do plano de paz proposto pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
A mesma fonte adiantou que o responsável --- cujo país mediou o conflito ao lado do Qatar e dos EUA --- também se vai reunir com o enviado especial da Casa Branca para o Médio Oriente, Steve Witkoff, que está em visita oficial a Israel com o genro de Trump, Jared Kushner, desde segunda-feira.
O vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, também já está em Telavive, onde vai supervisionar a implementação do cessar-fogo e reunir-se com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, entre outras autoridades, juntamente com Witkoff e Kushner.
Entretanto, delegações das fações palestinianas Hamas, Jihad Islâmica e Movimento Popular para a Libertação da Palestina estão no Cairo para discutir a reconstrução da Faixa de Gaza, a sua gestão pós-guerra e o desarmamento do Hamas, avançaram na segunda-feira fontes palestinianas.
O ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Badr Abdelaty, um mediador fundamental entre Israel e o Hamas, exigiu que ambas as partes cumpram as obrigações estipuladas no acordo.
A trégua começou a 10 de outubro, mas o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, alega que Israel violou o acordo cerca de 80 vezes desde então.
O exército israelita, pelo seu lado, acusou os islamitas de o terem violado no fim de semana, em confrontos em Rafah, e criticou a população de Gaza por ter tentado aceder a zonas ainda proibidas e sob ordens militares.
Leia Também: Netanyahu reúne-se com EUA após lançar 153 toneladas de bombas em Gaza