Duas turistas morrem em ataque de elefante durante safari na Zâmbia
- 04/07/2025
Duas turistas do Reino Unido e da Nova Zelândia morreram, esta quinta-feira, após serem atacadas por uma elefanta durante um safari no Parque Nacional South Luangwa, no leste da Zâmbia.
Segundo a CBS News, que cita a polícia local, as vítimas - a britânica Easton Janet Taylor, de 68 anos, e a neozelandesa Alison Jean Taylor, de 67 anos - foram atacadas por uma elefanta que estava com uma cria.
Os guias do safari que acompanhavam o grupo no qual as mulheres se encontravam ainda tentaram impedir o ataque, disparando contra o animal. No entanto, apesar de a elefanta ter ficado ferida, não foi possível salvar as turistas e os óbitos foram declarados no local.
As elefantas são muito protetoras com os seus filhotes e podem reagir agressivamente ao que consideram ameaças, recorda a CBS News.
O Parque Nacional South Luangwa é uma das principais atrações naturais da Zâmbia e fica localizado a cerca de 600 quilómetros da capital, Lusaka. Após o incidente, de acordo com o The Guardian, as autoridades locais reforçaram a necessidade de cautela e vão avaliar os protocolos de segurança em safáris.
O ataque ocorreu cerca de um ano após duas mulheres norte-americanas terem sido mortas em incidentes separados com elefantes também na Zâmbia. A primeira vítima, uma idosa de 80 anos, morreu em abril de 2022 após o carro onde seguia ter sido derrubado por um elefante. Cerca de dois meses depois, em junho, uma outra mulher, de 64 anos, morreu esmagada.
Nos últimos tempos, ocorreram ataques mortais de elefantes noutras regiões do mundo. A título de exemplo, no verão passado, um turista espanhol, de 43 anos, morreu ao ser pisado por um grupo de elefantes depois de sair do automóvel para tentar tirar uma fotografia, no Parque Nacional Pilanesberg, na África do Sul.
Já no início deste ano, uma outra turista espanhola, de 22 anos, morreu após ser atingida pela tromba de um elefante enquanto lhe dava banho, na ilha de Yao Yai, no sudoeste da Tailândia.
Já no final de janeiro, um homem, de 59 anos, morreu após ser espezinhado por um elefante no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, quando estaria a tentar salvar o neto do ataque.
Em fevereiro, um turista alemão morreu após ser atacado por um elefante numa reserva florestal no sul da Índia.
Mai recentemente, em abril, autoridades do Quénia informaram que um homem de 54 anos foi morto por um elefante na região central do país.
Leia Também: Elefante bebé agradece a 'salvador' após 50h preso na lama. O momento