México comemora 215 anos de independência: Eis as fotos das celebrações
- 16/09/2025
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum protagonizou o seu primeiro "Grito de Independência" na noite de segunda-feira no Zócalo da Cidade do México, num grande evento onde destacou o seu papel pioneiro como mulher na liderança da cerimónia que, durante mais de dois séculos, foi liderada por (65) homens.
De acordo com a RTVE, Claudia Sheinbaum apareceu pelas 23h locais (6h de Portugal Continental) na varanda central do Palácio Nacional do país com a bandeira mexicana para dar o tradicional "Grito" em comemoração do 215º aniversário do início da separação do México de Espanha.
Em frente a mais de 150 mil pessoas num Zócalo - a maior praça do México - esgotado, Sheinbaum tornou-se na primeira mulher a evocar a emancipação do império espanhol que começou pelas mãos padre Miguel Hidalgo, em 1810.
"Vida longa à Independência!", começou por dizer Sheinbaum, seguido pelo tradicional "Vida longa!" aos heróis e heroínas da independência, começando pelo pároco responsável por começar esta luta.
Além de nomear vários nomes femininos conhecidos como Josefa Ortiz de Domínguez, Manuela Medina e Gertrudis Bocanegra, a presidente lembrou as "heroínas anónimas, as mulheres indígenas" e os "irmãos e irmãs migrantes".
De seguida, discursou falou sobre a dignidade do povo mexicano, da liberdade, da igualdade, da democracia, da justiça e da soberania do país.
Claudia Sheinbaum concluiu o discurso com três gritos de "Viva México!" antes de hastear a bandeira do país e tocar o Sino Dolores que, segundo a tradição, Miguel Hidalgo tocou, em 1810, para sinalizar o início da luta pela independência.
Antes do discurso, Sheinbaum participou no tradicional desfile dentro do Palácio Nacional, a sua residência oficial, onde cadetes do Colégio Militar entregaram-lhe a bandeira mexicana, que ela, posteriormente, acenou em frente ao Zócalo.
Também pela primeira vez na história do país, a escolta foi composta apenas por cadetes mulheres .
Além das comemorações no Zócalo, o Dia da Independência do México foi comemorado um pouco por todo o país.
Leia Também: Português e venezuelano detidos no México após assalto violento