"Milagre de Natal". Homem soterrado em avalanche é resgatado pelo irmão
- 26/12/2024
Uma viagem ao Utah na véspera de Natal acabou por se tornar num enorme susto para dois irmãos após uma avalanche ter atingido a mota de neve de um deles. No entanto, a história acabou com um final feliz depois de o irmão mais novo a resgatar o mais velho, que ficou soterrado na neve.
Tudo aconteceu na terça-feira, quando os irmãos estavam em Franklin Basin, perto da fronteira com o Idaho, a desfrutar da neve e foram surpreendidos por uma avalanche.
"Consegui ver a mão dele, as luvas, a acenar", disse Braeden Hansen, o irmão mais novo, à NBC News. "Mas quando cheguei ao pé dele, a sua cabeça estava cerca de 60 centímetros debaixo da neve".
Braeden contou que estava um pouco mais à frente do irmão, Hunter, quando viu a "neve a ondular e soube que era uma avalanche". Quando se virou, viu o "deslizamento a atingir Hunter".
"Vi-o a cair e a ser enterrado e depois perdi-o de vista", recordou, acrescentando que decidiu ativar um sinalizador para mostrar onde estava o irmão, acabando por o encontrar a cerca de 150 metros do local de onde o tinha visto pela última vez.
"Limpei a neve da cabeça dele e tirei-lhe o capacete para que pudesse voltar a respirar, e depois comecei a escavar o corpo a partir dali", disse Braeden.
Já Hunter contou que a avalanche o arrastou pela montanha. "Foi a coisa mais violenta que já senti. Não conseguia respirar, não conseguia fazer nada", afirmou, descrevendo a sua sobrevivência como um "milagre de Natal".
"Senti um suspiro de alívio quando o senti começar a cavar", disse.
De acordo com a CBS News, uma média de 27 pessoas morrem em avalanches nos Estados Unidos todos os anos.
Leia Também: Forte nevão atinge a Bósnia e deixa milhares sem eletricidade. As imagens