Morreu o sobrevivente mais velho do ataque a Pearl Harbor. Tinha 105 anos
- 27/12/2024
O sobrevivente mais velho do ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, e o último sobrevivente do USS Utah, morreu, na quarta-feira, aos 105 anos.
Warren Upton morreu numa unidade hospitalar em Los Gatos, no estado norte-americano da Califórnia, depois de ter tido uma pneumonia, adiantou a presidente da Associação dos Filhos e Filhas dos Sobreviventes de Pearl Harbor na Califórnia, Kathleen Farley, citada pela Associated Press (AP).
O navio de guerra USS Utah estava atracado em Pearl Harbor quando os aviões japoneses começaram a bombardear a base naval do Havai, na madrugada de 7 de dezembro de 1941, num ataque que levou os Estados Unidos à Segunda Guerra Mundial.
Na altura com 22 anos, Warren Upton estava a preparar-se para fazer a barba quando sentiu o primeiro torpedo a atingir a embarcação. Seguiu-se um segundo e o navio começou a inclinar-se e a virar, conforme recordou em entrevista à AP, em 2020.
Warren Upton nadou até Ford Island, onde saltou para uma trincheira para evitar que os aviões japoneses bombardeassem a área, e aí permaneceu durante cerca de 30 minutos, até que um camião o levou para um local seguro.
Apesar de não se importar de falar sobre o ataque, perturbava-o continuar a perder companheiros ao longo dos anos. Em 2020, apenas três membros da tripulação do USS Utah estavam vivos, incluindo ele próprio.
Estavam cerca de 87 mil militares em Oahu no dia do ataque, segundo o historiador J. Michael Wenger. Com a morte de Warren Upton, há apenas 15 vivos.
Leia Também: EUA. Nona empresa de telecomunicações alvo do ataque chinês de espionagem