Quem era Abu Obeida, o porta-voz do Hamas morto em ataque de Israel?

  • 01/09/2025

Abu Obeida, porta-voz das Brigadas al Qasam, o braço armado do grupo islamita Hamas, foi morto pelas tropas israelitas num bombardeamento lançado contra a cidade de Gaza, no sábado passado. 

 

A identidade de Abu Obeida, que foi porta-voz das Brigadas al Qasam entre 2007 e 2025, nunca foi revelada pelo Hamas, mas Israel e os Estados Unidos acreditam tratar-se de Hudayfa Samir Abdallah al‑Kahlout, um palestiniano nascido em Gaza, em 1985.

Nos seus discursos, o responsável aparecia sempre com a cara tapada com um keffiyeh vermelho - um lenço associado à luta palestiniana.

Desde o início da ofensiva israelita em Gaza, após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, o porta-voz das Brigadas Al Qasam gravou vários vídeos nos quais informava sobre a posição do grupo palestiniano em relação às negociações ou ao destino dos reféns.

Abu Obeida tornou-se conhecido em 2006, quando fez o seu primeiro grande anúncio para reivindicar a captura do soldado israelita Gilad Shalit. O soldado acabou por ser libertado cinco anos depois, em outubro de 2011, em troca de 1.027 prisioneiros palestinianos. 

O seu último comunicado foi divulgado um dia antes da sua morte, na noite de sexta-feira, onde alertou Israel que a ofensiva para ocupar Gaza sujeitaria os reféns aos "mesmos riscos" que os combatentes palestinianos. 

"Cuidaremos dos prisioneiros da melhor forma possível, e eles estarão com os nossos combatentes nas zonas de combate e confronto, sujeitos aos mesmos riscos e às mesmas condições de vida", afirmou.

Hamas avisa que reféns correm os

Hamas avisa que reféns correm os "mesmos riscos" dos seus combatentes

O grupo islamita palestiniano Hamas alertou hoje que os reféns na sua posse correm os "mesmos riscos" que os seus próprios combatentes enfrentam perante as tropas israelitas na Faixa de Gaza.

Lusa | 20:01 - 29/08/2025

Na manhã de domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, revelou que as forças israelitas tinham tentado matar Abu Obeida. 

"Ainda não sabemos o resultado final", afirmou, de acordo com um comunicado, acrescentando: "Espero que ele já não esteja entre nós, mas, por enquanto, não há informações claras por parte do Hamas. Então, serão as próximas horas e dias que determinarão isso".

A confirmação viria horas mais tarde, pela voz do ministro da Defesa israelita, Israel Katz. "O porta-voz do terrorismo do Hamas, Abu Obeida, foi eliminado em Gaza e enviado para se reunir com todos os liquidatários do Eixo do Mal do Irão, Gaza, Líbano e Iémen no fundo do inferno", adiantou o ministro na rede social X.

O ataque ocorreu no bairro de Al Rimal, na cidade de Gaza, e, além de Abu Obeida, morreram vários civis, incluindo crianças.

Recorde-se que, em julho de 2024, Israel também matou o líder político e a face mais moderada do Hamas, Ismail Haniyeh, numa explosão no edifício em Teerão onde ele estava hospedado.

Já a 17 de outubro do ano passado, confirmou ter matado o líder máximo do Hamas, Yahya Sinwar, considerado o cérebro dos ataques de 2023 e o homem mais procurado por Israel na Faixa de Gaza.

Leia Também: Redações de 50 países protestam contra assassínio de jornalistas em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2846239/quem-era-abu-obeida-o-porta-voz-do-hamas-morto-em-ataque-de-israel#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes