Quem era Abu Obeida, o porta-voz do Hamas morto em ataque de Israel?
- 01/09/2025
Abu Obeida, porta-voz das Brigadas al Qasam, o braço armado do grupo islamita Hamas, foi morto pelas tropas israelitas num bombardeamento lançado contra a cidade de Gaza, no sábado passado.
A identidade de Abu Obeida, que foi porta-voz das Brigadas al Qasam entre 2007 e 2025, nunca foi revelada pelo Hamas, mas Israel e os Estados Unidos acreditam tratar-se de Hudayfa Samir Abdallah al‑Kahlout, um palestiniano nascido em Gaza, em 1985.
Nos seus discursos, o responsável aparecia sempre com a cara tapada com um keffiyeh vermelho - um lenço associado à luta palestiniana.
Desde o início da ofensiva israelita em Gaza, após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, o porta-voz das Brigadas Al Qasam gravou vários vídeos nos quais informava sobre a posição do grupo palestiniano em relação às negociações ou ao destino dos reféns.
Abu Obeida tornou-se conhecido em 2006, quando fez o seu primeiro grande anúncio para reivindicar a captura do soldado israelita Gilad Shalit. O soldado acabou por ser libertado cinco anos depois, em outubro de 2011, em troca de 1.027 prisioneiros palestinianos.
O seu último comunicado foi divulgado um dia antes da sua morte, na noite de sexta-feira, onde alertou Israel que a ofensiva para ocupar Gaza sujeitaria os reféns aos "mesmos riscos" que os combatentes palestinianos.
"Cuidaremos dos prisioneiros da melhor forma possível, e eles estarão com os nossos combatentes nas zonas de combate e confronto, sujeitos aos mesmos riscos e às mesmas condições de vida", afirmou.
Na manhã de domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, revelou que as forças israelitas tinham tentado matar Abu Obeida.
"Ainda não sabemos o resultado final", afirmou, de acordo com um comunicado, acrescentando: "Espero que ele já não esteja entre nós, mas, por enquanto, não há informações claras por parte do Hamas. Então, serão as próximas horas e dias que determinarão isso".
A confirmação viria horas mais tarde, pela voz do ministro da Defesa israelita, Israel Katz. "O porta-voz do terrorismo do Hamas, Abu Obeida, foi eliminado em Gaza e enviado para se reunir com todos os liquidatários do Eixo do Mal do Irão, Gaza, Líbano e Iémen no fundo do inferno", adiantou o ministro na rede social X.
דובר טרור החמאס אבו עוביידה חוסל בעזה, ונשלח לפגוש את כל מסוכלי ציר הרשע מאיראן, עזה, לבנון ותימן בתחתית הגיהינום.
— ישראל כ"ץ Israel Katz (@Israel_katz) August 31, 2025
ברכות לצה"ל ולשב"כ על הביצוע המושלם.
בקרוב, עם התגברות המערכה על עזה, יפגוש שם עוד רבים משותפיו לפשע - מרצחי ואנסי החמאס. pic.twitter.com/e6cb0CRLYy
O ataque ocorreu no bairro de Al Rimal, na cidade de Gaza, e, além de Abu Obeida, morreram vários civis, incluindo crianças.
Recorde-se que, em julho de 2024, Israel também matou o líder político e a face mais moderada do Hamas, Ismail Haniyeh, numa explosão no edifício em Teerão onde ele estava hospedado.
Já a 17 de outubro do ano passado, confirmou ter matado o líder máximo do Hamas, Yahya Sinwar, considerado o cérebro dos ataques de 2023 e o homem mais procurado por Israel na Faixa de Gaza.
Leia Também: Redações de 50 países protestam contra assassínio de jornalistas em Gaza