Sudão: Pelo menos 26 mortos e 30 feridos em ataques das RSF no centro-sul

  • 13/10/2025

"É um ataque direto contra a população civil que revela uma intenção premeditada de destruir as cidades do Cordofão do Sul, [no centro-sul do Sudão], e expulsar os seus habitantes", declarou a Organização Não-Governamental (ONG) Coordenação dos Comités de Resistência, alertando que "a continuação desta estratégia agressiva levaria a uma catástrofe humanitária generalizada na região".

 

Os ataques começaram na noite de domingo e continuaram até à madrugada de hoje contra as cidades de Diling, Delami e Abu Jubeiha, onde "provocaram a morte de 26 civis e ferimentos em mais de 30" e "causaram danos extensos à infraestrutura", afirmou a organização.

Na nota, instou à formação de uma comissão de investigação imparcial, integrada por organizações internacionais e regionais, "para documentar os crimes e violações ocorridos no Cordofão do Sul e trabalhar para que os responsáveis prestem contas e sejam levados à justiça internacional".

A região do Cordofão tem sido alvo de numerosos ataques dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) e das suas forças aliadas do Movimento de Libertação do Povo Sudanês-Norte (SPLM-N, na sigla em inglês), liderado por Abdelaziz al Hilu, numa tentativa de travar o avanço do exército regular na zona para oeste, a fim de abrir caminho para quebrar o cerco imposto à cidade de Al-Fashir.

Esta cidade, capital de Darfur do Norte, é o último bastião do exército em todo o oeste do país depois de as RSF terem controlado durante a guerra os cinco estados da região ocidental, e está sitiada desde meados de 2024 pelos paramilitares e atacada quase diariamente.

A Organização das Noções Unidas (ONU) apelou na quinta-feira à comunidade internacional para agir com urgência para evitar ataques à cidade estratégica de Al-Fashir.

A guerra, iniciada em 15 de abril de 2023, já matou dezenas de milhares de pessoas e deslocou mais de 14 milhões, dentro e fora das fronteiras.

O conflito mergulhou o terceiro maior país de África na "pior crise humanitária do mundo", segundo a ONU.

Leia Também: UNICEF confirma pelo menos 17 crianças mortas em ataque rebelde no Sudão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2869922/sudao-pelo-menos-26-mortos-e-30-feridos-em-ataques-das-rsf-no-centro-sul#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes