Torna-se hoje no primeiro santo millennial. Quem era Carlo Acutis?
- 07/09/2025
O ‘influencer de Deus’ vai ser canonizado este domingo pelo Papa Leão XIV, quase vinte anos após a sua morte.
Carlo Acutis nasceu a 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra, onde os pais trabalhavam. Contudo, apenas com alguns meses, a família regressou a Milão, em Itália, de onde eram naturais, e foi aí que o jovem passou o resto da sua curta vida.
Aos 15 anos, Acutis morreu com leucemia.
Apesar de os anos que passou na terra terem sido escassos, o jovem marcou toda uma geração de novos católicos e interessados na religião.
Frequentemente conhecido como "o santo padroeiro da internet", Acutis ficou conhecido pelo mundo inteiro pela disseminação da fé católica e pela documentação de milagres através do ‘online’, nomeadamente no site The Eucharistic Miracles of The World, traduzido para mais de 20 idiomas.
Lá, o jovem enumerou todos os milagres que pôde, dividindo-os por país. Na entrada de Portugal há apenas um: em Santarém, no ano de 1247.
"O Milagre Eucarístico de Santarém juntamente com o de Lanciano é considerado um dos mais importantes", escreveu na página.
Acutis queria rezar na igreja com apenas três anos
Numa entrevista realizada o ano passado, a mãe de Acutis, Antonia Salzano recorda como o filho estava “à frente do seu tempo”.
“Quando tinha três anos, queria entrar na igreja para rezar a Jesus junto da cruz. Era, por natureza, muito piedoso, muito religioso, e fazia-me muitas perguntas, muito profundas. Eu não conseguia responder, porque era muito ignorante nestes assuntos. Isso deixava-me muito desconfortável, porque queria ser um exemplo para o meu filho”, confessou Antonia, que, devido às perguntas de Carlo acabou por começar a estudar os temas católicos para conseguir dar respostas ao filho.
A mãe do jovem - prestes a tornar-se santo -, relata ainda que, três meses após a morte do seu pai, Acutis disse que tinha visto o avô, que ele estava no Purgatório e que precisava que rezassem por ele.
O incentivo, já lá devido às perguntas do filho, aumentou ainda mais com esta conversa e Antonia, que acreditava na fé sem a praticar, tornou-se uma devota, assídua na Igreja e na missa.
Antonia contou ainda que, no dia em que o filho celebrou o sétimo aniversário, e a primeira comunhão, pegou num bloco de notas e escreveu: "Estar sempre unido a Jesus, é o meu plano de vida".
Aliada à devoção à fé católica, surgiu o gosto pela internet e pelas plataformas digitais que, pouco a pouco, começou a usar. Inicialmente para promover voluntariados ou para ajudar instituições católicas a criarem site; depois, surgiu a sua própria página, onde se dedicava aos milagres eucarísticos.
Acutis visitou Portugal em 2005
Em 2005, enquanto continuava a sua missão de documentar estes eventos, Acutis visitou Portugal, nomeadamente Santarém (onde terá acontecido o milagre mencionado acima), Lisboa e, claro, Fátima, apesar de não ter chegado a escrever sobre a aparição de Nossa Senhora na sua página ‘online’.
Terá sido no final desse verão que a saúde de Carlo começou a piorar e, pouco mais de um ano depois, em 2006, morria devido ao cancro.
O jovem foi enterrado na Igreja de Santa Maria Maior, em Assis, Itália, a pedido do próprio. Hoje em dia, é visitado por milhares de fiéis que lhe prestam homenagem.
Mas, como todos os santos, Acutis só pode ser canonizado com milagres próprios, comprovados pelo Vaticano.
Há dois milagres atribuídos a Acutis
Os dois milagres de Carlo foram aprovados pela Santa Sé em 2020, quase uma década depois terem acontecido.
O primeiro terá acontecido a 12 de outubro de 2013 (o dia da morte de Acutis e também o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida). Um pedaço de roupa de Carlo, considerado uma relíquia, que foi exposta numa igreja no Brasil.
Matheus Vianna, de quatro anos, sofria de uma doença rara no pâncreas, que fazia com que vomitasse tudo o que comesse. Os médicos previam que a crianção não ia chegar aos cinco anos. Nesse dia, na igreja, Matheus aproximou-se da relíquia, beijou-a e gritou: "Parar de vomitar!" A mãe da criança contou em entrevista, citada pelo Observador, que, mais tarde, Matheus comeu um bife com batatas fritas e, pela primeira vez, não vomitou.
O segundo, aconteceu em 2022, após uma jovem estudante da Costa Rica, Valéria Valverde, ter ficado gravemente ferida num acidente de bicicleta em Florença, Itália.
A mãe, em desespero pela filha, terá ido rezar a Acutis, na igreja onde está sepultado e Valéria terá recuperado - por milagre.
Papa Leão XIV canoniza o jovem este domingo
Vinte anos depois da sua morte, todos estes eventos levam a que Carlo Acutis seja canonizado este domingo e elevado a santo pelo Papa Leão XIV. Inicialmente, a canonização do jovem estava prevista para 27 de abril, mas teve de ser adiada devido à morte do Papa Francisco.
Chegou a ser beatificado pelo anterior Bispo de Roma a 10 de outubro de 2020, na Basílica de São Francisco, em Assis, mas cabe agora ao novo líder da Igreja Católica elevar a santo Carlo Acutis - o primeiro da geração millennial.
Leia Também: Papa celebra domingo as suas primeiras canonizações. Acutis será santo