Um dos "principais traficantes de fentanil do México" detido em Cuba

  • 23/10/2025

Zhi Dong Zhang é identificado como "um dos principais traficantes de fentanil do México para os Estados Unidos (EUA)", segundo a agência de notícias EFE.

 

O fentanil é um remédio para aliviar dores e se for usado sem controlo médico pode causar overdose.

Segundo fontes de segurança mexicanas, o detido permanecerá preso em Cuba a aguardar uma decisão sobre a sua possível extradição para o México (entrega de um indivíduo procurado por um crime ao país que tem jurisdição para processá-lo).

As autoridades não têm uma data para a transferência de Zhang para o México, mas indicaram que estão em contacto com o governo de Havana, a capital de Cuba.

Zhang, conhecido como "Irmão Wang" escapou em julho de 2025 da prisão domiciliária na Cidade do México, onde estava sob custódia da Guarda Nacional mexicana.

De acordo com a EFE, dias depois de Zhang fugir, o detido tentou entrar na Rússia, mas as autoridades locais impediram a fuga, sendo que o narcotraficante mostrou um passaporte falso.

Mais tarde, foi deportado para Cuba, onde foi detido.

O México iniciou ações diplomáticas para garantir o regresso de Zhang e o seu julgamento.

Hoje, durante uma conferência de imprensa, a Presidente do México, Claudia sheinbaum, evitou confirmar a detenção de Zhang, mas disse que o Ministério da Segurança e Proteção dos Cidadãos mexicano seria responsável por dar informações sobre o caso.

O suspeito também está a ser investigado nos EUA por tráfico de fentanil.

Zhang foi acusado de branquear aproximadamente 150 milhões de dólares (cerca de 129 milhões de euros) para gangues mexicanos, destacando que o branqueamento de capitais é um crime em que os criminosos escondem a origem ilegal do dinheiro que possuem.

O detido também foi acusado de traficar "grandes quantidades de droga, como cocaína, fentanil e metanfetamina", segundo a EFE.

A investigação revelou que o suspeito operava uma rede global de tráfico de droga e branqueamento de capitais, com ligações aos cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación.

Os gangues com que Zhang alegadamente tinha ligações foram classificados como organizações terroristas pelos EUA.

Em outubro de 2024, a Procuradoria-Geral da República mexicana executou um mandado de detenção contra Zhang que visa a extradição internacional.

Leia Também: EUA atacam oitava embarcação alegadamente ligada ao tráfico de droga

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2875474/um-dos-principais-traficantes-de-fentanil-do-mexico-detido-em-cuba#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes