"Vou matar os vizinhos". Homem ameaça explodir prédio em Madrid
- 15/09/2025
Um homem de 30 anos ameaçou explodir um prédio na Gran Vía, no centro de Madrid, Espanha, com recurso a cilindros de gás butano.
Segundo fontes policiais, citadas pela ABC Madrid, o suspeito barricou-se no terceiro andar do edifício, muito próximo ao cruzamento em questão.
O jornal acrescenta que o alerta foi dado por volta das 17h (hora local) depois de o homem ter gritado: “vou explodir as botijas de gás”.
Já o 20minutos relata que a operação policial durou aproximadamente duas horas após um homem, com sangue nos braços e diversos ferimentos leves, se ter debruçado na varando do edifício e ter começado a atirar objetos para a rua: entre eles uma botija de gás.
Enquanto um dos cilindros foi atirado, o outro ficou na posse do homem, que ameaçava fazê-lo rebentar dentro do apartamento em que se encontrava. Quem estava na zona conta que o suspeito chegou mesmo a gritar “vou matar os vizinhos”.
Segundo as autoridades, os objetos atirados não causaram feridos. Contudo, devido ao risco de explosão, o prédio e toda a área à volta tiveram de ser evacuadas por precaução.
O suspeito terá ainda dito que pretendia saltar do terceiro andar do prédio, o que levou os bombeiros a montar uma área de segurança, onde o homem poderia vir a cair.
No local, para além de diversos veículos policiais e ambulâncias, esteve também um negociador para tentar acalmar e convencer o suspeito a entregar-se às autoridades.
Inicialmente, os agentes tentaram usar uma arma de choque para neutralizar o suspeito, mas não tiveram sucesso e acabou por ser o negociador que conseguiu apaziguar a situação.
Na altura, o homem estaria a abanar freneticamente um isqueiro na mão, com o qual dizia que ia fazer explodir a botija de gás quando foi detido pelas autoridades.
Em imagens publicadas nas redes sociais é possível ver todo o aparato no local, assim como, a operação em curso da Polícia Nacional. Na rua, para lá do perímetro de segurança reuniu-se uma multidão que aguardava para ver o desfecho do incidente.
Detienen a un hombre atrincherado que amenazaba con causar una explosión con una bombona de gas butano en la Gran Vía de Madrid https://t.co/euykoeRDZf pic.twitter.com/8nJBjDt4DV
— 20minutos.es (@20m) September 15, 2025
O suspeito, alegadamente um colombiano de 30 anos, foi transportado para um hospital psiquiátrico, onde aguarda avaliação. Segundo o jornal 20minutos, o homem terá já vários antecedentes criminais por perturbação da ordem pública.
Leia Também: Sánchez elogia manifestantes que interromperam Volta a Espanha