Xi disse a líder indiano que os países devem ser "amigos e bons vizinhos"
- 31/08/2025
Modi afirmou que a Índia está "empenhada em promover relações baseadas na confiança mútua, no respeito e na sensibilidade", em declarações divulgadas antes do encontro com o líder chinês, que aconteceu à margem da cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que decorre hoje e segunda-feira na cidade de Tianjin, no nordeste da China.
A viagem, a primeira de Modi à China em sete anos, marca a gradual melhoria das relações entre Pequim e Nova Deli, após um período prolongado de conflitos entre as duas nações.
O encontro dos dois líderes ocorre também depois de os Estados Unidos terem imposto tarifas às exportações indianas por adquirirem petróleo dos russos e da guerra comercial travada pelos EUA contra a China.
A China abriu hoje, em Tianjin (nordeste), a 25.ª cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, que tinha confirmadas as presenças dos líderes da Rússia, Bielorrússia, Índia, Irão, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão, Uzbequistão, bem como de países observadores como a Turquia, Iraque, Indonésia, Malásia e Vietname.
Na quarta-feira, cerca de trinta líderes mundiais - incluindo Modi e o Presidente russo, Vladimir Putin - estarão em Pequim para assistir à parada militar na praça Tiananmen para assinalar o 80º. aniversário da capitulação do Japão na Segunda Guerra Mundial.
Leia Também: Xi felicita Indonésia por 80.º aniversário da independência